segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Plenária Final

Distribuição dos votos para as escolas
UFMA, UEMA, UFMT, ESP, URCA, UNIFAP, UFPA, UNILA, UFPR, UFG –GOIANIA, UNIFESSPA, UFES, UFRJ, UERJ, UFF – CAMPOS, UFF – NITEROI, USP, UFV, UFU, UECE, UFC, UESC, UFPE, UFMS, UFT, UNIMONTES, UNB, UFG – CATALÃO, UFAC, UFRRJ, UEL, UFSC

Apresentação da CN;
Sudeste: UFF Niterói;
Nordeste: UESC;
Norte: Coordenações sairão do ERECS;
Centro-oeste: UNB
Sul:


Apresentação da CR;

Sudeste:
UFV; UERJ; USP;
ERECS:
UFF Campos

Nordeste:
 UECE; Quanto às outras duas, ainda serão feitos os repasses pela C.O. do ERECS Alagoas.
ERECS:
UFBA – Salvador
CORECS
A definir


Norte:
Coordenações sairão do ERECS;
ERECS
UFPA - Belém

Sul:
As escolas farão uma reunião via skype em agosto para definir quem sediará o CORECS Sul. Em outubro deste ano será realizada a primeira reunião. A proposta de data para realização do CORECS é nos dias 11 e 12 de outubro.
O ERECS 2015 realizar-se-á na UFSC, conforme deliberação da plenária do ERECS 2014.

Centro-oeste:
Todas as escolas;
O CORECS e o ERECS serão realizados na UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul). O CORECS tem previsão de ser realizado em outubro;

Sede do próximo CONECS;
CONECS Ceará (escolas sede: UEVA, URCA, UECE, UFC)
Aprovado por consenso – CONECS Ceará em Sobral (UEVA)

Sede do próximo ENECS;
Propostas:
ENECS UFF Niterói (RJ)
ENECS UFU - Uberlândia (MG)

Aprovado por contraste:
ENECS 2015 UFU – Uberlândia (MG)



Grupos de Trabalho Permanente:

-Sociologia no Ensino Médio
UFMT; UEMA; UFMA; UFF Campos.

-Memória do MECS
UFRJ

-Formação do Cientista Social
UECE; UFES; UFRJ;

-Combate às opressões
UFG – Goiânia; UFMT

-Luta contra extermínio da população negra das periferias
URCA; UFPA; UECE; UFPE;

-Conflitos urbanos, rurais e comunidades tradicionais;
UEMA; UFMA; UNIFESSPA; UFAC;

-Cultura e comunicação
UFES; UFPR;

- Criminalização dos movimentos sociais (sendo uma das tarefas deste GTP o mapeamento e acompanhamento dos presos políticos )
UFPA; UFF – Niterói; UFES;


Encaminhamentos tirados durante o encontro:

Espaço de Articulação Nacional

1)      Que a ANECS aja em conjunto aos centros acadêmicos, fazendo reuniões periódicas com a base e fazendo debates através de fóruns nas escolas, sempre que possível;
2)      Que se exponham os métodos adotados nos espaços do encontro logo nos primeiros espaços do ENECS;
3)      Que o CONECS elabore cartilha que dialogue com o tema a ser tratado no ENECS e sirva de base para os espaços pré-enecs realizados nas escolas;
4)      Que os pré-enecs sejam fortalecidos como espaços de horizontalização dos debates realizados pela ANECS;
5)      Que sejam criados espaços de debate sobre modelos organizacionais, com o objetivo de pensar formas de organização do MECS e dos espaços da ANECS;
6)      Que se fortaleça a base!


Mesa 4: Criminalização das drogas – pra que (m) serve?

- Que a ANECS lute pela descriminalização de todas as drogas;

Espaço auto-organizado de mulheres
1)      Expulsão dos envolvidos no caso de machismo no XXIX ENECS;
2)      Construção de nota pública repudiando os atos machistas que aconteceram no XXIX ENECS;
3)      Construção de ato contra machismo durante a cultural do dia 01/08 e no RU no horário do almoço do dia 02;
4)      Inclusão do espaço misto na programação do dia 02/08, às 09:30;
5)      Que os espaços auto-gestionados aconteçam prioritariamente no início dos encontros;
6)      Que os espaços auto-gestionados de mulheres se transformem em espaços auto-gestionados de mulheres cis e trans;
7)      Criação de um espaço de articulação de homens para discussão do feminismo;
8)      Maior diversidade das mesas com inclusão de mulheres nas apresentações;
9)      Criação de auxílio creche – brigada de cuidado de crianças de mães e pais encontristas;
10)  Lançar nota de apoio pela legalização do aborto;
11)  Campanha da ANECS contra expressões machistas e homofóbicas;
12)  Criação de comitês de auto-defesa nas escolas;
13)  Criação de comissão de segurança feminista nas escolas;
14)  Que sejam realizadas discussões sobre feminismo nos pós-enecs.
15)  Que exista um grupo auto-organizado de mulheres para ser usado como ferramenta para recorrer em casos de machismo nos encontros;


Grupos de Discussão

Movimentos Sociais – não houve por falta de pessoas;

Combate às remoções urbanas e rurais: não houve por falta de pessoas;

Movimento Estudantil e Educação na América Latina

1)      Que os espaços de articulação e discussão que forem fomentados partam do objetivo de fortalecer os laços de solidariedade a partir da conveniência, através de atividades culturais como Sarau, hortas comunitarias, cine-debate, oficinas;
2)      Moção de solidariedade para com todxs xs companheirxs que estão sendo perseguidxs, reprimidxs e, inclusive, sendo presos. Pelo fim da criminalização da luta!
UFG; UFF Campos;
3)      Moção de apoio ao povo palestino. Basta de genocídio!
UFAC; UFRJ
4)      Criar um ciclo de debates que repense as estruturas educacionais e de organização estudantil com foco na valorização e integração latino americana.
5)      Criação de pasta on-line para compartilhar documentos importantes para o debate;
6)      Aproximação com os movimentos sociais;
7)      Construir vivências com movimentos sociais do campo e comunidades tradicionais;
8)      Incentivar e proporcionar o compartilhamento de experiências e contatos;
9)      Que a ANECS divulgue em seus canais nas redes sociais as lutas tocadas nas Escolas. Que o site da ANECS tenha a lista de todas as Escolas de Ciências Sociais do país segundo o site do E-MEC, com os repasses de lutas das Escolas.
Responsável: UFES + CN
10)  Construir um mapa de conflitos;
A cargo do GTP de Combate às Remoções Urbanas e Rurais
11)  Criação de pasta online para compartilhar documentos importantes para capacitar os usuários na utilização destas ferramentas. Formular agenda de atos, discussões, etc., através de ferramentas virtuais “não vigiadas” com relatorias e registro de memória;
12)  Rede Nacional de apoio a estudantes presos e processados em decorrência da luta.


Por volta das 23:00 horas do dia 02 de agosto, durante a plenária final do XXIX ENECS, ocorreram atitudes machistas por parte de alguns encontristas. Foi dado uma pausa no andamento da plenária para que estas atitudes fossem expostas, repudiadas e discutidas. Estes acontecidos inviabilizaram a continuidade da plenária, não tendo sido possível a continuação da discussão destes dois GD que seguem (PIBID e o Ensino de Sociologia no Ensino Médio e Combate às Opressões) e da proposta colocada pela UNB sobre o CONECS.



PIBID e o ensino de Sociologia no Ensino Médio

1)Lutar pela formação profissional dos professores de sociologia: tanto a formação dos profissionais que atuam na área sem a formação na sociologia ou ensino de sociologia, quanto a formação oferecida por cursos de graduação que não tem um direcionamento adequado para a atividade docente.
2) Lutar por uma formação adequada que possibilite a superação dos obstáculos no ensino de sociologia: tais como a ausência de materiais didáticos ou mesmo a superação crítica dos disponíveis, a transposição didática na utilização das contribuições acadêmicas na Educação Básica, entre outros.
3)Lutar pela sociologia no ensino médio como uma função referenciada em si: além da institucionalização e da obrigatoriedade dos conteúdos sociológicos nos processos seletivos, o ensino de sociologia possibilita a compreensão mais racional e justa possível do mundo social que cerca o aluno.

Combate às opressões

1)      Propor a exposição da política de combate às opressões para fora das escolas;
2)      Ênfase na formação de cientistas socais pra sala de aula;
3)      Repúdio à representação midiática sobre as reitorias;
4)      Criar espaços para a construção de lutas e desconstrução de lutas;
5)      Criar espaços de discussão sobre a situação indígena;
6)      Atuar na raiz do problema da opressão.

Proposta da UNB:
Que o tema do CONECS seja “Auto-organização e trabalho de base”, em virtude dos problemas da ANECS em se auto-organizar.

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