Plenária Final
Distribuição dos
votos para as escolas
UFMA, UEMA, UFMT, ESP,
URCA, UNIFAP, UFPA, UNILA, UFPR, UFG –GOIANIA, UNIFESSPA, UFES, UFRJ, UERJ, UFF
– CAMPOS, UFF – NITEROI, USP, UFV, UFU, UECE, UFC, UESC, UFPE, UFMS, UFT,
UNIMONTES, UNB, UFG – CATALÃO, UFAC, UFRRJ, UEL, UFSC
Apresentação da CN;
Sudeste: UFF Niterói;
Nordeste: UESC;
Norte: Coordenações sairão
do ERECS;
Centro-oeste: UNB
Sul:
Apresentação da CR;
Sudeste:
UFV; UERJ; USP;
ERECS:
UFF Campos
Nordeste:
UECE; Quanto às outras
duas, ainda serão feitos os repasses pela C.O. do ERECS Alagoas.
ERECS:
UFBA – Salvador
CORECS
A definir
Norte:
Coordenações sairão do ERECS;
ERECS
UFPA - Belém
Sul:
As escolas farão uma reunião via skype em agosto para definir
quem sediará o CORECS Sul. Em outubro deste ano será realizada a primeira
reunião. A proposta de data para realização do CORECS é nos dias 11 e 12 de
outubro.
O ERECS 2015 realizar-se-á na UFSC, conforme deliberação da
plenária do ERECS 2014.
Centro-oeste:
Todas as escolas;
O CORECS e o ERECS
serão realizados na UFMS (Universidade Federal do Mato Grosso do Sul). O CORECS
tem previsão de ser realizado em outubro;
Sede do próximo
CONECS;
CONECS Ceará (escolas
sede: UEVA, URCA, UECE, UFC)
Aprovado por consenso –
CONECS Ceará em Sobral (UEVA)
Sede do próximo
ENECS;
Propostas:
ENECS UFF Niterói (RJ)
ENECS UFU - Uberlândia
(MG)
Aprovado por contraste:
ENECS 2015 UFU –
Uberlândia (MG)
Grupos de Trabalho
Permanente:
-Sociologia no Ensino Médio
UFMT; UEMA; UFMA; UFF Campos.
-Memória do MECS
UFRJ
-Formação do Cientista Social
UECE; UFES; UFRJ;
-Combate às opressões
UFG – Goiânia; UFMT
-Luta contra extermínio da população negra das periferias
URCA; UFPA; UECE; UFPE;
-Conflitos urbanos, rurais e comunidades tradicionais;
UEMA; UFMA; UNIFESSPA; UFAC;
-Cultura e comunicação
UFES; UFPR;
- Criminalização
dos movimentos sociais (sendo uma das tarefas deste GTP o mapeamento e
acompanhamento dos presos políticos )
UFPA; UFF – Niterói; UFES;
Encaminhamentos tirados durante o encontro:
Espaço de Articulação
Nacional
1)
Que
a ANECS aja em conjunto aos centros acadêmicos, fazendo reuniões periódicas com
a base e fazendo debates através de fóruns nas escolas, sempre que possível;
2)
Que
se exponham os métodos adotados nos espaços do encontro logo nos primeiros
espaços do ENECS;
3)
Que
o CONECS elabore cartilha que dialogue com o tema a ser tratado no ENECS e
sirva de base para os espaços pré-enecs realizados nas escolas;
4)
Que
os pré-enecs sejam fortalecidos como espaços de horizontalização dos debates
realizados pela ANECS;
5)
Que
sejam criados espaços de debate sobre modelos organizacionais, com o objetivo
de pensar formas de organização do MECS e dos espaços da ANECS;
6)
Que
se fortaleça a base!
Mesa 4: Criminalização
das drogas – pra que (m) serve?
- Que a ANECS lute pela descriminalização de todas as drogas;
Espaço auto-organizado
de mulheres
1)
Expulsão
dos envolvidos no caso de machismo no XXIX ENECS;
2)
Construção
de nota pública repudiando os atos machistas que aconteceram no XXIX ENECS;
3)
Construção
de ato contra machismo durante a cultural do dia 01/08 e no RU no horário do
almoço do dia 02;
4)
Inclusão
do espaço misto na programação do dia 02/08, às 09:30;
5)
Que
os espaços auto-gestionados aconteçam prioritariamente no início dos encontros;
6)
Que
os espaços auto-gestionados de mulheres se transformem em espaços
auto-gestionados de mulheres cis e trans;
7)
Criação
de um espaço de articulação de homens para discussão do feminismo;
8)
Maior
diversidade das mesas com inclusão de mulheres nas apresentações;
9)
Criação
de auxílio creche – brigada de cuidado de crianças de mães e pais encontristas;
10)
Lançar
nota de apoio pela legalização do aborto;
11)
Campanha
da ANECS contra expressões machistas e homofóbicas;
12)
Criação
de comitês de auto-defesa nas escolas;
13)
Criação
de comissão de segurança feminista nas escolas;
14)
Que
sejam realizadas discussões sobre feminismo nos pós-enecs.
15)
Que
exista um grupo auto-organizado de mulheres para ser usado como ferramenta para
recorrer em casos de machismo nos encontros;
Grupos de Discussão
Movimentos Sociais –
não houve por falta de pessoas;
Combate às remoções
urbanas e rurais: não houve por falta de pessoas;
Movimento Estudantil e
Educação na América Latina
1)
Que
os espaços de articulação e discussão que forem fomentados partam do objetivo
de fortalecer os laços de solidariedade a partir da conveniência, através de
atividades culturais como Sarau, hortas comunitarias, cine-debate, oficinas;
2)
Moção
de solidariedade para com todxs xs companheirxs que estão sendo perseguidxs,
reprimidxs e, inclusive, sendo presos. Pelo fim da criminalização da luta!
UFG; UFF Campos;
3)
Moção
de apoio ao povo palestino. Basta de genocídio!
UFAC; UFRJ
4)
Criar
um ciclo de debates que repense as estruturas educacionais e de organização
estudantil com foco na valorização e integração latino americana.
5)
Criação
de pasta on-line para compartilhar documentos importantes para o debate;
6)
Aproximação
com os movimentos sociais;
7)
Construir
vivências com movimentos sociais do campo e comunidades tradicionais;
8)
Incentivar
e proporcionar o compartilhamento de experiências e contatos;
9)
Que
a ANECS divulgue em seus canais nas redes sociais as lutas tocadas nas Escolas.
Que o site da ANECS tenha a lista de todas as Escolas de Ciências Sociais do
país segundo o site do E-MEC, com os repasses de lutas das Escolas.
Responsável: UFES + CN
10)
Construir
um mapa de conflitos;
A cargo do GTP de Combate às Remoções
Urbanas e Rurais
11)
Criação
de pasta online para compartilhar documentos importantes para capacitar os
usuários na utilização destas ferramentas. Formular agenda de atos, discussões,
etc., através de ferramentas virtuais “não vigiadas” com relatorias e registro
de memória;
12)
Rede
Nacional de apoio a estudantes presos e processados em decorrência da luta.
Por volta das 23:00 horas do dia 02
de agosto, durante a plenária final do XXIX ENECS, ocorreram atitudes machistas
por parte de alguns encontristas. Foi dado uma pausa no andamento da plenária
para que estas atitudes fossem expostas, repudiadas e discutidas. Estes
acontecidos inviabilizaram a continuidade da plenária, não tendo sido possível
a continuação da discussão destes dois GD que seguem (PIBID e o Ensino de
Sociologia no Ensino Médio e Combate às Opressões) e da proposta colocada pela
UNB sobre o CONECS.
PIBID e o ensino de Sociologia no Ensino Médio
1)Lutar
pela formação profissional dos professores de sociologia: tanto a formação dos
profissionais que atuam na área sem a formação na sociologia ou ensino de
sociologia, quanto a formação oferecida por cursos de graduação que não tem um
direcionamento adequado para a atividade docente.
2) Lutar
por uma formação adequada que possibilite a superação dos obstáculos no ensino
de sociologia: tais como a ausência de materiais didáticos ou mesmo a superação
crítica dos disponíveis, a transposição didática na utilização das
contribuições acadêmicas na Educação Básica, entre outros.
3)Lutar
pela sociologia no ensino médio como uma função referenciada em si: além da
institucionalização e da obrigatoriedade dos conteúdos sociológicos nos
processos seletivos, o ensino de sociologia possibilita a compreensão mais
racional e justa possível do mundo social que cerca o aluno.
Combate às opressões
1)
Propor
a exposição da política de combate às opressões para fora das escolas;
2)
Ênfase
na formação de cientistas socais pra sala de aula;
3)
Repúdio
à representação midiática sobre as reitorias;
4)
Criar
espaços para a construção de lutas e desconstrução de lutas;
5)
Criar
espaços de discussão sobre a situação indígena;
6)
Atuar
na raiz do problema da opressão.
Proposta da UNB:
Que o tema do CONECS seja “Auto-organização e trabalho de
base”, em virtude dos problemas da ANECS em se auto-organizar.
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